Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Separe seu L-I-X-O é noticia de rádio!

O Projeto Separe seu L-I-X-O estará nesta sexta-feira, dia 20 de Fevereiro na FM 6 de Abril às 12:30h para cumprir mais uma de suas ações que é fazer um programa de rádio, para sensibilização da comunidade.
PAUTA

CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA MARIA PEREIRA BRANDÃO
PROJETO SEPARE SEU L-I-X-O
PAUTA PARA PROGRAMA DE RÁDIO
POR: NILSON FILHO E CLEO ANDRADE

Leitura alternada: Mensagem: Carta escrita no ano 2070. [Sugestão para BG: Songbird – Kenny G]


C -O assunto é:

Ambos: Projeto Separe seu L-i-x-o!


VINHETA SEPARE SEU L-I-X-O: TUDO TEM O SEU LUGAR!


C - Foi criado por professores, Núcleo Gestor, Agentes de Saúde, Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Educação e Cultura em parceria com a SEMACE(Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Ceará) mais um projeto que vai dar o que falar e que tem como objetivo geral:

N - Incentivar a formação de uma consciência sustentável através da mudança de mentalidade e valores, sensibilizando a comunidade com relação ao consumo e descarte excessivo de lixo.


C – Mal começamos e já temos a primeira ação realizada pela escola: Uma blitz educativa nos bairros de Brasília e Malvinas para detectar o números de famílias que fazem a reciclagem. Aconteceu no dia 17 de fevereiro. Duas turmas de 8° ano, juntamente com Professores, Núcleo Gestor e Professor da Família realizaram a seguinte a seguinte pesquisa;


N - Bairros de Malvinas: 248 famílias ao todo, 137 possuem a coleta seletiva, 111 não possuem coleta seletiva. Bairros de Brasília: 229 família; 78 possuem coleta seletiva; 151 não possuem coleta seletiva.

C – Vale lembrar que a coleta seletiva mencionada neste programa é aquela cujo lixo doméstico é separado por tipo. O próprio morador faz esse serviço, colocando papéis, plásticos, vidros, cada um no seu lugar.

VINHETA SEPARE SEU L-I-X-O: TUDO TEM O SEU LUGAR!

N – Por falar em separação de lixo, gostaríamos de falar com você dona de casa sobre a reciclagem.


C - Isso mesmo. Agora vamos entender um pouco mais do assunto


N - RECICLAGEM - A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de voltar ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.
A palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.
Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

C - CORES - No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão: Azul: papel/papelão; Vermelho: plástico; Verde: vidro; Amarelo: metal; Preto:madeiraLaranja: resíduos perigosos; Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde; Roxo: resíduos radioativos; Marrom: resíduos orgânicos; Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo passível de separação.

N - Vantagens da reciclagem - Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, latas de alumínio e outros materiais recicláveis deitados para o lixo. Também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.
Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.O manuseio de lixo deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças.
Brasil, a cidade que mais recicla seu lixo é Curitiba: atualmente, 20% de todo o lixo produzido - cerca de 450 toneladas por dia - são reciclados na capital paranaense.

N - TIPOS DE RECICLAGEM - Aço; Alumínio; Papel; Plástico; Óleo de Cozinha Usado; Embalagens longa vida; Reciclagem de papelão; Baterias; Vidro; Equipamentos Eletrônicos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

C – Lamentamos a existência de famílias que ainda não tenham tido essa consciência ambiental acerca da seleção. Separar é fácil e deve ser um hábito corriqueiro. Muitas residências, inclusive, deixam cacos de garrafa, pneus, vasos de planta, no quintal. Além de não estarem no lugar certo, acumulam água da chuva favorecendo a proliferação do Aedes Aegypti, popular mosquito da dengue.

VINHETA MOSQUITO DA DENGUE

N – Essa questão apesar de ser bastante divulgada ainda é esquecida por muita gente. Por isso se você já tem essa consciência, sensibilize seus visinhos, pois, infelizmente também podemos sofrer com o descuido deles.


C – Recado dado. A escola e a comunidade em geral parabeniza as famílias cuja prática de seleção já acontece.


VINHETA MOSQUITINHO

N – Além de estarmos contribuindo para que todos tenham mais qualidade de vida, estamos também ajudando nosso planeta.


C – Muito bem, já estamos no final do programa e gostaria de agradecer a todos pela participação, engajamento nas pesquisas. Isso ajuda aos demais a entender que é preciso fazer a seleção,


N – Essa é uma medida super importante para nossos descendentes!


C – Obrigada a todos. Boa Tarde.


N – Boa Tarde!



VINHETAS
Por, Cleo Andrade

SEPARE SEU L-I-X-O!
Separe seu l-i-x-o... 2x Garrafas por um lado, sacolinhas por outro...

Borracha! Papel! Tudo tem o seu lugar!

MOSQUITO

Mosquito... Mosquito da dengue! 2x
Vai para lá! Eu vou me cuidar...2x
(Repete tudo)


MOSQUITINHO [BLUES]

Mosquitinho da dengue, sinto muito, mas você está na palma da minha mão!! Eu me cuido. Eu me amo.



SUGESTÕES MUSICAIS:

Summer samba - Caio Mesquita – BG

Sobradinho - Biquíni Cavadão

Planeta Azul - Chitãozinho e Chororó

Cruz, 20 de Fevereiro de 2009.

O símbolo internacional da reciclagem

3 comentários:

BLOG Selo UNICEF disse...

Cléo vc tem de participar mesmo da capacitação na criação dos blogs, esse seu tem muitos atrativos e muito bem estruturado.

Parabéns.

M. C. A disse...

Amados!
Contem comigo...
Estaremos por ai.

'Inté'

Paz e bem!

Unknown disse...

tia o blog ta massa a oalta ta perfeito exceto pelo luto q a senhorita já concertou mas enfim ta show parabens apesar que nem precisa né a foi a senhora q fez!!!!!!!

Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

;

OUTRAS LEITURAS

Cruz Selo UNICEF