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sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Natal Sem fome

Projeto Escolar
1 Dados de identificação

1.1 Tema: Natal sem fome
1.2 Período – Permanente
1.3 Local
1.4 Identificação

2. Justificativa

O respeito mútuo tem sua significação ampliada no conceito de solidariedade. Na realidade, ser solidário é, efetivamente, além do respeito, partilhar de um sentimento de interdependência aproximando as idéias de solidariedade e de doação.
Uma aprendizagem importante para o desenvolvimento da atitude de solidariedade está relacionada com a percepção das causas das dificuldades que os outros enfrentam. Isso não significa fazer por eles, mas fazer com eles seja na organização de ações comunitárias ou ajudando um colega doente reconhecendo assim, a existência de diversas formas de atuação solidária no âmbito político e comunitário.
Pensando assim, elaboramos este projeto que visa trabalhar aspectos vivenciais relativos às famílias carentes, entendendo que para a solidariedade ser concretizada é necessário que o ensino contemple tanto a valorização de atitudes como o aprendizado de formas concretas de atuação.

3. Objetivos.

  • Arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos...
  • Trabalhar o espírito de solidariedade.
  • Despertar no aluno o desejo de agir sobre a realidade e modificá-la.
  • Envolver a comunidade no projeto de âmbito social.
  • Analisar as duras realidades existente em nosso meio.

4. Conteúdos

  • Assuntos trabalhados.
  • Solidariedade
  • Fraternidade
  • Respeito mútuo
  • Justiça
  • Diálogo

5. Metodologia

  • Gincana nas salas para arrecadar alimentos.
  • Jogos esportivos.
  • Doações de cestas por comerciantes...
  • Teatro no ato de entrega dos alimentos.
  • Feira Solidária..

6. Cronograma

Novembro

* Sensibilização do projeto
* Estudos individuais e em grupos sobre os assuntos abordados
* Gincanas
* Teatros

Dezembro

* Recebimentos de doações
* Campeonatos esportivos
* Entrega do alimento arrecadado nos bairros selecionados

Avaliação

A necessidade de começar a fazer parte do mundo adulto, o desejo de participar da problemática da situação econômica no Brasil é marcante na adolescência e na juventude.
Sendo assim, durante a execução deste projeto estaremos avaliando o desenvolvimento dos nossos educandos (ao passo que estaremos) e criando condições para que colocassem os temas estudados em ação afinal, o egoísmo é operante em muitas pessoas. Precisamos de jovens que tenham atitude e sejam atuantes no protagonismo juvenil.
Ao final do projeto cada professor realizará uma avaliação a respeito das famílias que foram visitadas e agraciadas com cestas básicas com seu perfil econômico, escolaridade e expectativa de vidas convertendo esse processo avaliativo em produções textuais, acreditando sempre que somos capazes de juntos construirmos um mundo melhor, mais junto, humano e solidário.


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Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

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