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sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Cor da Cultura

Projeto Educativo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

TEMA: A Cor da Cultura
PERÍODO: Permanente
LOCAL: Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão
IDENTIFICAÇÃO: Clientela envolvida: Educação Infantil ao 9º Ano
JUSTIFICATIVA:

Quando definimos cultura como um conjunto de significados, fica fácil a percepção de quão relevante é a valorização das manifestações culturais de diferentes grupos. Daí salta aos olhos e causa indignação do significado freqüente atribuídos ao negro no Brasil, restringindo e minimizando sua riqueza e singularidade na constituição da cultura brasileira.
O Projeto A Cor da Cultura visa implementar ações culturais e educativas, a partir dos programas que o integram, de forma a contribuir para a valorização e preservação das culturas afro-brasileiras e da presença africana na nossa história.
Este trabalho almeja tornar visíveis o patrimônio e a memória construídos pelos africanos e seus descendentes no Brasil. Todos esses elementos estão presentes e vivos nos espaços e na essência do nosso povo, que compartilha os conteúdos culturais afro-brasileiros no dia-a-dia, nos seus saberes e fazeres. Entretanto a maneira excludente como se organizou a sociedade brasileira levou a que esses temas fossem ignorados e colocados fora do âmbito escolar, além de serem desvalorizados pela cultura dominante na mídia. Trata-se portanto, de resgatar uma história e de abrir amplas janelas para as muitas paisagens, ainda desconhecidas por muitos, que compõem o universo cultural brasileiro.

OBJETIVOS:
  • Conhecer a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino;
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da cultura Afro-brasileira e Africana;
  • Resgatar através da cultura atual todo legado deixado pela cultura Afro-brasileira;
  • Identificar os principais heróis da Cultura Afro-brasileira.

CONTEÚDOS:

Disciplinas:

Língua Portuguesa e Produção Textual:
  • Leitura e interpretação dos textos do caderno Modo de Interagir ( Vol. 3) do kit A cor da cultura.

Arte - Educação:
  • Coleção História da Arte Brasileira para Crianças e Adolescentes do kit A cor da cultura.
  • Memória como musicalidade Vol.3 do kit A cor da cultura.

História:
  • Estudos dos textos sobre a diversidade cultural do caderno Modos de Ver Vol. 1 e do caderno Modo de Sentir Vol. 2 do kit A cor da cultura.
  • Estudo da Resolução Nº 416/2006.

Geografia:

  • Estudo sobre a África, o continente plural e conhecendo e reconhecendo a África do caderno Modos de Ver Vol. 1 do kit A cor da Cultura

Ensino Religioso:

  • Abordar a temática Religiosidade com seus valores civilizatórios Afro-brasileiros.
  • Musicalidade.
  • Líderes religiosos.


METODOLOGIA:


Disciplinas:


Língua Portuguesa e Produção Textual:


* Leitura e interpretação de poemas;
* Dramatização de textos trabalhados;
* Recriar textos e poemas;
* Debates e reflexões da idéia central dos textos lidos;
* Criação de concursos de poesias, músicas e raps.
* Leitura de livros paradidáticos sobre o tema do projeto com atividade de socialização ( sarau, café com letras, etc).


Arte-Educação:

  • Estudar pinturas, esculturas e seus respectivos pintores e escultores, tentando captar a mensagem transmitida;
  • Fazer um levantamento na escola, com os profissionais da educação, das músicas que podem compor o repertório musical afro-brasileiro para a apresentação da VII Noite Cultural;
  • Construção de instrumentos musicais.

História:

  • Debate dos temas estudados;
  • Júri Simulado dos assuntos mais polêmicos trabalhados;
  • Mesa redonda com abordagens de temas escolhidos pelos próprios alunos e professores ( racismo, credo, livros lidos sobre os temas, etc.);
  • Pesquisa e seminários de assuntos pré-selecionados;
  • Contação de histórias;
  • Aulas expositivas.


Geografia:

  • Fazer mapas da África e transformá-los em quebra-cabeça para depois montá-los e estudá-los;
  • Conhecer as bandeiras de alguns países da África e quais deles falam a língua portuguesa;
  • Analisar graficamente a taxa de alfabetização entre as raças;
  • Estudo em grupo sobre a África, um continente plural, debate em grupo sobre assuntos selecionados comparando o ontem e o hoje;
  • Atividades elaboradas pelo professor através de perguntas reflexivas sobre o tema, onde os alunos respondam : concordo ou discordo e o porquê.


Religião:

  • Pesquisa sobre os principais líderes religiosos afro-brasileiros, com apresentação das sínteses em sala de aula;
  • Debater as religiões africanas e as afro-brasileiras;
  • Estudar quais os estados do Brasil tem mais pessoas adeptas as religiões afro-brasileiras;
  • Analisar as músicas religiosas na cultura afro-brasileira.

Obs. 1. Em todas as disciplinas poderá ser trabalhado o jogo “Heróis de Todo o Mundo” que também faz parte do kit A cor da Cultura.

2. A VII Noite Cultural que ocorrerá dia 05/10/07 terá como tema: A Cor da Cultura.

RECURSOS:

  • Humanos: Professores, alunos, núcleo gestor, pais e comunidade em torno da escola.
    Materiais: Kit A Cor Da Cultura, dvds, xérox, músicas, etc.

AVALIAÇÃO:


Falar hoje em culturas negras no Brasil é falar da riqueza cultural que envolve o país, da miscigenação, da diversidade cultural, das diferenças - mesmo que contraditórias e em constantes lutas por espaços – e é justamente aí que reside nossa inquietude para que o entendimento de cultura negra não fique associado a significações restritas e preconceituosas, mas que nossos alunos possam olhar para o outro e não ver a cor da pele ou o credo do qual ele faz parte, porém a beleza interna de todo ser humano. Isso avaliaremos constantemente no dia-a-dia, seja nas mínimas ações do cotidiano ou nas avaliações e atividades diárias em sala de aula. As atividades não se esgotam, não se acabam. Procuramos, contudo, articulá-las, com outros saberes, outros conhecimentos.

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Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

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