DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
TEMA: A Cor da Cultura
PERÍODO: Permanente
LOCAL: Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão
IDENTIFICAÇÃO: Clientela envolvida: Educação Infantil ao 9º Ano
Quando definimos cultura como um conjunto de significados, fica fácil a percepção de quão relevante é a valorização das manifestações culturais de diferentes grupos. Daí salta aos olhos e causa indignação do significado freqüente atribuídos ao negro no Brasil, restringindo e minimizando sua riqueza e singularidade na constituição da cultura brasileira.
O Projeto A Cor da Cultura visa implementar ações culturais e educativas, a partir dos programas que o integram, de forma a contribuir para a valorização e preservação das culturas afro-brasileiras e da presença africana na nossa história.
Este trabalho almeja tornar visíveis o patrimônio e a memória construídos pelos africanos e seus descendentes no Brasil. Todos esses elementos estão presentes e vivos nos espaços e na essência do nosso povo, que compartilha os conteúdos culturais afro-brasileiros no dia-a-dia, nos seus saberes e fazeres. Entretanto a maneira excludente como se organizou a sociedade brasileira levou a que esses temas fossem ignorados e colocados fora do âmbito escolar, além de serem desvalorizados pela cultura dominante na mídia. Trata-se portanto, de resgatar uma história e de abrir amplas janelas para as muitas paisagens, ainda desconhecidas por muitos, que compõem o universo cultural brasileiro.
OBJETIVOS:
- Conhecer a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino;
- Conscientizar os alunos sobre a importância da cultura Afro-brasileira e Africana;
- Resgatar através da cultura atual todo legado deixado pela cultura Afro-brasileira;
- Identificar os principais heróis da Cultura Afro-brasileira.
CONTEÚDOS:
Disciplinas:
Língua Portuguesa e Produção Textual:
- Leitura e interpretação dos textos do caderno Modo de Interagir ( Vol. 3) do kit A cor da cultura.
Arte - Educação:
- Coleção História da Arte Brasileira para Crianças e Adolescentes do kit A cor da cultura.
- Memória como musicalidade Vol.3 do kit A cor da cultura.
História:
- Estudos dos textos sobre a diversidade cultural do caderno Modos de Ver Vol. 1 e do caderno Modo de Sentir Vol. 2 do kit A cor da cultura.
- Estudo da Resolução Nº 416/2006.
Geografia:
- Estudo sobre a África, o continente plural e conhecendo e reconhecendo a África do caderno Modos de Ver Vol. 1 do kit A cor da Cultura
Ensino Religioso:
- Abordar a temática Religiosidade com seus valores civilizatórios Afro-brasileiros.
- Musicalidade.
- Líderes religiosos.
METODOLOGIA:
Disciplinas:
Língua Portuguesa e Produção Textual:
* Leitura e interpretação de poemas;
* Dramatização de textos trabalhados;
* Recriar textos e poemas;
* Debates e reflexões da idéia central dos textos lidos;
* Criação de concursos de poesias, músicas e raps.
* Leitura de livros paradidáticos sobre o tema do projeto com atividade de socialização ( sarau, café com letras, etc).
Arte-Educação:
- Estudar pinturas, esculturas e seus respectivos pintores e escultores, tentando captar a mensagem transmitida;
- Fazer um levantamento na escola, com os profissionais da educação, das músicas que podem compor o repertório musical afro-brasileiro para a apresentação da VII Noite Cultural;
- Construção de instrumentos musicais.
História:
- Debate dos temas estudados;
- Júri Simulado dos assuntos mais polêmicos trabalhados;
- Mesa redonda com abordagens de temas escolhidos pelos próprios alunos e professores ( racismo, credo, livros lidos sobre os temas, etc.);
- Pesquisa e seminários de assuntos pré-selecionados;
- Contação de histórias;
- Aulas expositivas.
Geografia:
- Fazer mapas da África e transformá-los em quebra-cabeça para depois montá-los e estudá-los;
- Conhecer as bandeiras de alguns países da África e quais deles falam a língua portuguesa;
- Analisar graficamente a taxa de alfabetização entre as raças;
- Estudo em grupo sobre a África, um continente plural, debate em grupo sobre assuntos selecionados comparando o ontem e o hoje;
- Atividades elaboradas pelo professor através de perguntas reflexivas sobre o tema, onde os alunos respondam : concordo ou discordo e o porquê.
Religião:
- Pesquisa sobre os principais líderes religiosos afro-brasileiros, com apresentação das sínteses em sala de aula;
- Debater as religiões africanas e as afro-brasileiras;
- Estudar quais os estados do Brasil tem mais pessoas adeptas as religiões afro-brasileiras;
- Analisar as músicas religiosas na cultura afro-brasileira.
Obs. 1. Em todas as disciplinas poderá ser trabalhado o jogo “Heróis de Todo o Mundo” que também faz parte do kit A cor da Cultura.
2. A VII Noite Cultural que ocorrerá dia 05/10/07 terá como tema: A Cor da Cultura.
RECURSOS:
- Humanos: Professores, alunos, núcleo gestor, pais e comunidade em torno da escola.
Materiais: Kit A Cor Da Cultura, dvds, xérox, músicas, etc.
AVALIAÇÃO:
Falar hoje em culturas negras no Brasil é falar da riqueza cultural que envolve o país, da miscigenação, da diversidade cultural, das diferenças - mesmo que contraditórias e em constantes lutas por espaços – e é justamente aí que reside nossa inquietude para que o entendimento de cultura negra não fique associado a significações restritas e preconceituosas, mas que nossos alunos possam olhar para o outro e não ver a cor da pele ou o credo do qual ele faz parte, porém a beleza interna de todo ser humano. Isso avaliaremos constantemente no dia-a-dia, seja nas mínimas ações do cotidiano ou nas avaliações e atividades diárias em sala de aula. As atividades não se esgotam, não se acabam. Procuramos, contudo, articulá-las, com outros saberes, outros conhecimentos.
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