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segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Ressignificando o Processo de Leitura e Escrita na Sala de Aula

PROJETO EDUCATIVO


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1.1. TEMA: Ressignificando o Processo de Leitura e Escrita na Sala de Aula

1.2 PERÍDO: Permanente

1.3 LOCAL: Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão

1.4. IDENTIFICAÇÃO: Clientela envolvida: 5º Ano ao 9º Ano

2. JUSTIFICATIVA:


A leitura na escola tem sido, fundamentalmente, um objeto de ensino. Para que possa constituir também objeto de aprendizagem, é necessário que faça sentido para o aluno, isto é, a atividade de leitura deve responder, do seu ponto de vista, a objetivos de realização imediata.
A razão do projeto “Ressignificando o Processo de Leitura e Escrita na Sala de Aula” será a de criar na escola um círculo de leitura: alunos lendo, produzindo histórias, contando histórias diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura.
Este projeto possibilitará que a sala de aula se transforme numa oficina e os alunos em artesãos do texto, proporcionando aos educandos uma imersão no mundo da leitura, garantindo que todos se expressassem, que todos pudessem apresentar com dinamismo: dramatizações, declamações, canções, narrações.
Conseqüentemente todos serão desafiados a produzir seus próprios textos utilizando as diferentes formas de organização textual.
Pretende-se, portanto, fazer a ponte entre o conhecimento existente e o necessário para produzir novos saberes, levando em conta as diferenças individuais dos nossos alunos. Sendo assim, serão trabalhados, nesse projeto, aqueles que apresentam maiores dificuldades de compreensão, leitura e escrita pré-selecionados nas suas respectivas salas de aula pelos professores regentes. O objetivo maior é integrar esses alunos ao mundo letrado, resgatando sua auto-estima e possibilitando-o continuar aprendendo.


2. OBJETIVO GERAL:
  • Estimular nos educandos através da leitura de livros e textos pré-selecionados a reflexão sobre a leitura e sua importância na escola e no âmbito social.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos educandos;
  • Desenvolver a competência comunicativa através de dramatizações do livro lido e produzir livros, fazendo o uso do conhecimento e da estrutura da língua;
  • Perceber através das marcas textuais a tipologia textual, atividade essa que parte da observação de diferentes textos para identificar as características que os distinguem e as que os aproximam;
  • Possibilitar, a partir da constatação da necessidade da troca de textos com os colegas, a percepção do valor da releitura e da reescrita para transformar o texto em um ente vivo sempre disponível para ser revisitado e reinventado;
  • Incentivar o aluno a escrever para muitos leitores, o que representa uma novidade, já que é habituado a escrever para um único leitor, o professor;
  • Aperfeiçoar as habilidades de escrita redigindo o que foi lido dando outras opiniões;
  • Desenvolver o gosto pela leitura e escrita, utilizando livros de literatura em geral, considerando a possibilidade de alcançar o imaginário da criança e adolescente por meio da ficção e da metáfora.
4. ESTRATÉGIAS:

  • Sensibilização do projeto, mobilizando alunos, professores, pais, núcleos gestor e comunidade em torno da escola.
  • Criação de mini-seminários e rodas de leituras nos quais os alunos divulgam as histórias lidas e autores diante de outros alunos e professores. Produções literárias individuais e em grupos.
  • Utilização de jornais diariamente em sala de aula, com divulgação denotícias e produção de matérias locais.
  • Criação do Banco de Redação onde mensalmente o professor de produção textual escolherá a melhor produção de cada sala e arquivará no banco que ficará na Biblioteca Escolar.
  • O aluno que estiver com muita dificuldade em ler e interpretar virá em outro horário para a Biblioteca Escolar para ter reforço.
  • Julgamento do livro lido mostrando os pontos positivos e negativos.
  • Elaboração das atividades diárias que contemplem os descritores de aprendizagem para melhorar as deficiências dos alunos.
  • Elaboração de avaliações usando as habilidades de leitura e escrita.
  • Dramatizações de histórias lidas e recitações de poesias.


5. RECURSOS:
  • Humanos: Professores, alunos, núcleo gestor, pais e comunidade em torno da escola.
  • Materiais: Livros, papel, caneta, piloto, cartolina, Duplex, papel ofício 4, fita gomada, EVA.

6. AVALIAÇÃO:


Esse projeto busca a partir de uma noção ressignificada sobre o ato de leitura na escola atual, realizar um trabalho onde haverá menos teoria e mais prática, isso não quer dizer que se dará pouca importância ao eixo reflexivo ( teoria ) mas a precisão da informação sobre o objeto, ainda que mínima será suficiente e latente para que o aluno “gaste” seu tempo TEORIZANDO enquanto PRATICA.

É isso que vem faltando à escola atual: praticidade teorizada. O aluno será levado a refletir enquanto desenvolve suas atividades de incursão no maravilhoso mundo da leitura onde não só será possível resgatar o prazer de ler, de descobrir novos horizontes nas diversas leituras, mas também possibilitar-lhe-á a chance de revelar, formular e contar suas próprias histórias.

A informação vem se multiplicando a cada dia. E a necessidade de eleger o que é importante, apreciável e praticável está posta para escola que deseja formar cidadãos profundamente críticos e preparados para vida. É justamente essa autonomia necessária e possível que a escola deseja e mais que isso, coloca como meta de honra a alcançar. A escola deseja ser a educadora primeira para o aluno que vem recebendo tantas informações alienadas. Esperamos com esse projeto melhorar a interpretação, leitura e escrita do aluno através das avaliações sistemáticas que serão realizadas no decorrer do projeto dando-lhe assim, mais segurança e maior capacidade de efetivar sua autonomia.

Como bem pontua Francis Bacon:




“Leia, não para contradizer ou refletir”,

nem para crer ou tomar como certo,

nem pelo discurso ou pelo enredo,

mas para pensar e considerar.

Alguns livros são para serem provados,

outros para serem engolidos,

outros para serem mastigados e digeridos”.

( Francis Bacon)


7. BIBLIOGRAFIA:
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) , Língua Portuguesa Vol. 2 / Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental, Brasília, 2001.

- BRASIL. PRÓ LETRAMENTO – Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, Fascículos de Português / Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância. Universidade do Rio de Janeiro.

- http//www.escolacesarcals.rg3.net

.Agosto, 2007.

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Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

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