Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Projeto M.P.B.Matemática

PROJETO EDUCATIVO


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

  • TEMA: MPB Matemática
  • PERÍODO: Agosto a Novembro de 2007
  • LOCAL: Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão
  • IDENTIFICAÇÃO: Clientela envolvida: Educação Infantil ao 9º Ano

JUSTIFICATIVA:

O ensino da matemática passou por diversas transformações e é extremamente importante. A matemática vem sendo ensinada de uma forma totalmente desinteressante, está sendo apresentada de maneira descontextualizada e tradicional. Na maioria dos casos o professor é um mero transmissor de conhecimento e os aluno realmente perdem o interesse em aprendê-la por ela ser estigmatizada como uma disciplina seletiva. O papel do professor é trabalhar com situações-problema que permitam aos alunos relacionarem os conhecimentos que já possuem, com os conhecimentos trabalhados na escola, e assim feito o aluno poderá adquirir de maneira significativa a linguagem matemática, para isso é necessário valorizar a vivência do aluno resgatando a sua autonomia, seu conhecimento prévio; o trabalho através de jogos, circuito de matemática, situações-problema e atividades explorando as habilidades e descritores dos conteúdos matemáticos fará realmente com que as aulas fiquem mais interessantes para os alunos. Este devem perceber que é possível aprender matemática de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino da matemática.

OBJETIVO GERAL:

  • Trabalhar com conteúdos variados procurando relacionar de forma equilibrada e articulada os temas fundamentais da matemática com suas respectivas habilidades e competências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Tornar as aulas mais interessantes e motivadoras;
  • Estimular os alunos a construir diferentes processos de situações-problema, analisá-los e compará-los;
  • Desenvolver estratégias de arredondamentos e estimativas e utilizar procedimentos de cálculo mental aproximado;
  • Observar sistematicamente a presença da matemática no dia-a-dia (quantidades, números, formas geométricas, simetrias, grandezas e medidas, tabelas e gráficos, “previsões”, etc.);
  • Explorar situações contextualizadas a serem trabalhadas através da resolução de problemas;
  • Utilizar as competências e as habilidades de matemática nas atividades diárias;
  • Reconhecer e calcular a área das figuras geométricas planas.

CONTEÚDOS:

  • Jogos com as quatro operações, expressões, desafios, problemas que envolvam as quatro operações, equações...
  • Porcentagem
  • Áreas e perímetros das figuras geométricas planas
  • Gráficos e tabelas
  • Frações
  • Medidas
  • Resolução de problemas, entre outros.

METODOLOGIA:

  • Fazer a sensibilização do projeto e diagnóstico das turmas;
  • Usar jogos e desafios sobre os diversos conteúdos em forma de competições nos diferentes níveis de ensino;
  • Trabalhar gráficos e tabelas usando o resultado do rendimento das disciplinas nas suas respectivas áreas;
  • Criar situações-problema na prática, através de simulações;
  • Confeccionar os jogos a serem trabalhados nas aulas de Arte;
  • Ter sempre o objetivo a alcançar com cada jogo e/ou atividade;
  • Realizar uma Feira da Matemática com amostras práticas de diferentes jogos, quebra-cabeças, desafios, situações-problema e seus principais objetivos;
  • Elaborar atividades contendo questões com as habilidades trabalhadas como forma de verificação do conhecimento e aprendizagem;
  • Criar circuito matemático na classe e interclasse, com atividades pré-selecionadas levando em conta a idade e o nível de cada aluno;
  • Elaborar como forma de avaliação do projeto provas escritas para os diferentes níveis de ensino em três fases distintas: 1ª Fase: Todos os alunos farão a avaliação na sala de aula e o professor corrigirá e dará o resultado o mais rápido possível.
    2ª Fase: Somente os alunos que atingirem a média da escola (6,0) farão as provas.
    3ª Fase: Apenas 30% dos melhores colocados da escola farão as provas.
  • Culminância do projeto com divulgação dos resultados e comentários motivadores sobre a importância do estudo da matemática e entrega de medalhas para os primeiros colocados.

RECURSOS:

  • Humanos: Professores, alunos, núcleo gestor, pais e comunidade em torno da escola.
  • Materiais: Medalhas, papel A4, fita gomada, pilotos, máquina de xerox, mimeógrafos, jogos didáticos, máquina digital, cartolina, duplex, cola, etc.

Nenhum comentário:

Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

;

OUTRAS LEITURAS

Cruz Selo UNICEF