Para divulgar e realizar as matriculas, teve uma reunião com os pais no dia 16 de abril (sábado). Na mesma ocasião reunimos tambem o professor Elói para a divulgação do Projeto Música na Escola.
Uma parceiria do esporte com a música
melhorando a convivencia e
aprendisagem de nossas crianças
A aulas iniciaram na última semana do mes de abril com a apresentação do projeto e a abordagem da Unidade Didática, que será trabalhada durante os meses de abril maio e junho.
Unidade Didática Futsal 01 e 02
Espectativas de Aprendizagem
Espectativas de Aprendizagem
Conceitual
- Conhecer a hitória do futsal
- Conhecer os locais, times e pessoas que praticaram o futsal em nosso município.
- Conhecer as habilidades motoras aplicadas no jogo de futsal
- Conhecer e indentificar os espaços nessessarios para jogar, tempo de duração número de jogadores e o tipo de material ultilizado.
Procedimental
- Construir e a adapitar regras de jgos para o envolvimento do grupo.
- Criar novos jogos que possam ser aplicados dentro da modalidade de futsal.
Atitudinal
- Ter conciencia da individualidade e da forma de ser de cada um
- Participar de todas as atividades progamadas.
- Reconhecer as aulas como espasso de participação e construção.
Estratégias/Atividades
- Reunião com pais e mestres para a abertura do projeto e matriculas.
- Exposição dos pincipios do Projeto Esportividade e concientização da importancia dos objetivos e como realizá-los nas aulas.
- Explicar a importancia do compromisso, tanto em sala de aula quanto nas aulas do Projeto Esportividade.
- Diagnostico da capacidade física dos alunos
- Criar junto com os alunos normas e regras a serem cumpridas
- Diagnostico sobre o conhecimento dos alunos a respeito do futsal
- Explicar regras básicas do futsal.( quadra e medidas, area de meta, penalidade, tiro livre, inicio e reinicio de partida, bola, punição, arbitro, conometrista, técnico, lateral, escanteio, falta e posição).
- Construção de uma quadra de futsal produzida pelos alunos em forma de maquetes. ( serão realizadas em grupos de dois e tres alunos)
- Culminância mensal dos trabalhos produzidos
- visita a brinquedoteca. (aula diferente).
- Roda de converça sobre a origem do futsal em nosso município e no Brasil.(jogadores times e espaçoes ultilizadas)
- Realização de uma pesquisa, por escrito, sobre a origem do futsal no nosso município e no Brasil para a produção de um video
- Explicar os fundamentos do futsal, aprofundando o chute e o passe
- Diagnostico da capacidade física dos alunos.
- Identificar as mudanças proporcionadas pelo Projeto Esportividade durante esta Unidade Didatica.
- Vivencia e prática das aulas estudadas
- Avaliação mensal das aulas trabalhadas por escrito.
- Trabalha o tema: violência
Instrumentos
- Unidade Didatica
- Lista de frequencia
- Registro do professor no diario de bordo a partir das observações realizadas nas aulas.
- Resultados: avaliação qualitativa e quantitativa ( graficos, fotos e anexos).
- Aspectos facilitadores
- Dificuldades apresentadas
Indicadores
- número de aulas/ sessões realizadas
- número de alunos participantes em cada aula
- Qualidade da prática dos alunos evolução nas habilidades para a realização do futsal
3.1 Qualidade da participação dos alunos nas aulas
3.2 Qualidade da participação dos alunos nas questões atitudinas, como escutar o outro nas rodas de conversas, deixar o colega falar, evitar comentarios preconceituosos com relação á etinia, á obesidade
3.2 Qualidade da participação dos alunos nas questões atitudinas, como escutar o outro nas rodas de conversas, deixar o colega falar, evitar comentarios preconceituosos com relação á etinia, á obesidade
Unidade Didática Handebol
Espectativas de Aprendizagem
Espectativas de Aprendizagem
Conceitual
- Conhecer a hitória do handebol
- Conhecer os locais, times e pessoas que praticaram o handebol em nosso município.
- Conhecer as habilidades motoras aplicadas no jogo de handebol
- Conhecer e indentificar os espaços nessessarios para jogar, tempo de duração número de jogadores e o tipo de material ultilizado.
Procedimental
- Construir e a adapitar regras de jgos para o envolvimento do grupo.
- Criar novos jogos que possam ser aplicados dentro da modalidade de handebol
Atitudinal
- Ter conciencia da individualidade e da forma de ser de cada um
- Participar de todas as atividades progamadas.
- Reconhecer as aulas como espasso de participação e construção.
Estratégias/Atividades
- Reunião com pais e mestres para a abertura do projeto e matriculas.
- Exposição dos pincipios do Projeto Esportividade e concientização da importancia dos objetivos e como realizá-los nas aulas.
- Explicar a importancia do compromisso, tanto em sala de aula quanto nas aulas do Projeto Esportividade.
- Diagnostico da capacidade física dos alunos
- Criar junto com os alunos normas e regras a serem cumpridas
- Diagnostico sobre o conhecimento dos alunos a respeito do handebol
- Explicar regras básicas do handebol.( quadra e medidas, duração do jogo, jogadores, sete metros, inicio e reinicio de partida, bola, punição, arbitro, conometrista, técnico, lateral, escanteio, falta e posição).
- Construção de uma quadra de handebol produzida pelos alunos em forma de maquetes. ( serão realizadas em grupos de dois e tres alunos)
- Culminância mensal dos trabalhos produzidos
- visita a brinquedoteca. (aula diferente).
- Roda de converça sobre a origem do handebol em nosso município e no Brasil.(jogadores times e espaçoes ultilizadas)
- Realização de uma pesquisa, por escrito, sobre a origem do handebol no nosso município e no Brasil para a produção de um video
- Explicar os fundamentos do handebol, aprofundando o chute e o passe
- Diagnostico da capacidade física dos alunos.
- Identificar as mudanças proporcionadas pelo Projeto Esportividade durante esta Unidade Didatica.
- Vivencia e prática das aulas estudadas
- Avaliação mensal das aulas trabalhadas por escrito.
- Trabalha o tema: violência
Instrumentos
- Unidade Didatica
- Lista de frequencia
- Registro do professor no diario de bordo a partir das observações realizadas nas aulas.
- Resultados: avaliação qualitativa e quantitativa ( graficos, fotos e anexos).
- Aspectos facilitadores
- Dificuldades apresentadas
Indicadores
- número de aulas/ sessões realizadas
- número de alunos participantes em cada aula
- Qualidade da prática dos alunos evolução nas habilidades para a realização do hadebol
3.1 Qualidade da participação dos alunos nas aulas
3.2 Qualidade da participação dos alunos nas questões atitudinas, como escutar o outro nas rodas de conversas, deixar o colega falar, evitar comentarios preconceituosos com relação á etinia, á obesidade
3.2 Qualidade da participação dos alunos nas questões atitudinas, como escutar o outro nas rodas de conversas, deixar o colega falar, evitar comentarios preconceituosos com relação á etinia, á obesidade
Avaliação Física
Como mostra nas Unidades Didática acima, as primeiras semanas foram de avaliação física com o intuito de conhecer a capacidade de cada um. Foi realizada uma bateria de exercícios, nos quais pedem: estatura, peso, envergadura, flexibilidade (sentar e alcançar), força-resistência (abdominal), força explosiva membros inferiores (salto horizontal),força explosiva membro superiores (medicine ball), Agilidade (quadrado), velocidade de deslocamento (20metros) e resistência geral (9 metros).
Medida da Estatura
Teste de Força-resistência (abdominal)
Teste de Flexibilidade (sentar e alcançar)
Medida da Envergadura
Medida da Massa Corporal
Teste de Força Explosiva Membros Inferiores (salto horizontal)
Teste de Força Explosiva Membros Superiores (medicine ball)
Teste de Agilidade (quadrado)
Teste de Resistência Geral (corrida de 9 minutos)
Professora: Cecília Cássia Brandão Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário