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sábado, 20 de novembro de 2010

Relatório Semana da Consciência Negra


Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão









Relatório Semana da Consciência Negra









Cruz - Ce
Novembro / 2010

Relatório Semana da Consciência Negra
15 à 19/11/10

Ao entrar em vigor a Lei 10.639/2003, o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas pode impulsionar a discussão de um rico conhecimento sobre a África, sobre a convivência com a diversidade e as manifestações de discriminação dela resultados em milhões de brasileiros (as) de raízes africanas.
Acreditamos que a escola se constitui em espaço de debate e defesa da inclusão social e o combate à exclusão social, étnica e racial para fomentar e subsidiar a luta por políticas públicas mais eficientes contra o racismo. Entendemos, também, que a integração entre todos os seres humanos dar-se-á pela transformação do homem e da mulher no campo da tolerância e da solidariedade.
Kabengele Munanga (2005) afirma que “ não existem leis no mundo que sejam capazes de erradicar as atitudes preconceituosas existentes nas cabeças das pessoas . . . no entanto, cremos que a educação é capaz de oferecer tanto aos jovens como aos adultos a possibilidade de questionar e desconstruir os mitos de superioridade e inferioridade entre grupos humanos que foram introjetados neles pela cultura racista na qual foram socializados”. Nesse contexto, a educação escolar, embora não possa resolver tudo sozinha, ocupa espaço de destaque no combate ao racismo, fruto da ciência europeia a serviço da dominação.
A nossa intenção ao trabalhar a Semana da Consciência Negra é, primeiramente, fazer professores questionarem a própria atuação profissional e postura ética diante da diversidade étnico-cultural no interior da escola onde, também, estarão buscando caminhos e métodos para rever o que ensina e como se ensinam as questões que dizem respeito ao mundo da comunidade negra. Segundo, proporcionar ao aluno uma compreensão da diferença ente pessoas, povos e nações de forma enriquecedora com características próprias e individualizadoras, aprendendo a se ver, a ver o seu entorno (família, amigos e comunidade) de modo objetivo e crítico.
Desse modo, o estudo realizado durante a semana pretende criar um espaço de debate e discussão da cultura Afro-brasileira na possibilidade de vislumbrar uma nova sociedade marcada por homens e mulheres, jovens, crianças ou idosos, que se olhem como irmãos com total dignidade e igualdade.
Segue em anexo o cronograma e as atividades realizadas no decorrer da Semana da Consciência Negra 2010.









Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão

Semana da Consciência Negra

Apresentamos algumas sugestões de atividades para que docentes e discentes possam refletir sobre a situação social dos afrodescendentes na sociedade brasileira contemporânea.
Essas atividades reforçam a necessidade de que a temática das relações étnico-raciais seja trabalhada como conteúdo multidisciplinar não somente no mês de novembro, mas durante todo o ano letivo como prevê a Lei 10.639/03, PCNs e LDB.

Atividades que serão desenvolvidas

    15/11/10 -
      • Roda de conversa enfocando a igualdade entre os homens.
      • Apresentação e leitura da Lei – 10.639/03
      • Pesquisa de biografias (Nelson Mandela, Martin Luter King, Barack Obama e Zumbi dos Palmares).

    16/11/10-
      • Vídeo e/ou Texto: Menina Bonita do laço de fita.
      • Pesquisa para construção de gráficos: “Você é preconceituoso?
    17/11/10-
  • História: “Anjo Negro” (Professora Neusa)
  • Apresentação e socialização das pesquisas de biografias.
    18/11/10-
  • Concursos de desenhos e redação sobre o tema: Somos todos iguais.
  • Filme: Ver sugestões de filme.

    19/11/10-
  • Estudo sobre a origem do dia da Consciência Negra.
  • Estudo do Poema: “Sou negro porque encaro minhas origens.” (Genilvaldo Pereira)

Sugestões de filmes:
Hotel Ruanda
Atlântico Negro
Na rota dos Orixás.
O jardineiro fiel
Quando vale ou é por quilo?
Quilombo
Uma onda no ar
Vista minha pele.
Mandela - Luta pela liberdade.
Pride – Orgulho de uma nação.
O sonho possível
Bonequinha negra
Xadrez em cores

Obs. As atividades serão divididas nos dois turnos de acordo com o nível de cada turma.

CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA MARIA PEREIRA BRANDÃO
VÍDEO EDUCATIVO
Mês: Novembro/2010


DATA
SÉRIE/
TURMA
TÍTULO
DISCIPLINA
ATIVIDADES REALIZADAS
TOTAL DE ALUNOS
PROFESSOR
12/11/10
5º A
Um sonho possível
Língua Portuguesa
Expor o filme e após debater com os alunos as cenas de racismo predominante no vídeo. Produção textual.
21
Vilamar
12/11/10
6º A
Um sonho possível
História
Expor o filme e após debater com os alunos as cenas de racismo predominante no vídeo. Produção textual.
19
Ana Alice
12/11/10
8º A, B e C
Vista a minha pele
Arte
O filme será pausado nas cenas principais para que os alunos possam opinar diante da situação preconceituosa vista. Resolução de atividades escritas.
69
Vilamar
15/11/10
9º A, B e C e 8º C
Racismo é Burrice
História
Exibição do vídeo e em seguida debater com os alunos o tema em questão.
97
Tatiane
16/11/10
1º A
Menina Bonita do Laço de Fita
Arte
Assistir ao filme, depois fazer uma reflexão sobre as diferenças e o respeito pelos outros na sociedade em que vivemos. Pedir que os alunos desenhem a parte do filme que mais gostaram.
17
Rosângela
16/11/10
2º A e B
Menina Bonita do Laço de Fita
Língua Portuguesa
Após a exposição do filme, comentar com os alunos as partes principais do vídeo, destacando o respeito pelas pessoas.

30
Milca e Daniela
16 e 19/11/10
7º A, B e C
Um sonho possível
Língua Portuguesa
Expor o filme e após debater com os alunos as cenas de racismo predominante no vídeo. Produção textual.
65
Lidiane
17/11/10
Infantil V
A galinha pintadinha 2
Linguagem Oral
Expor o vídeo para as crianças, e cantar juntamente com elas. Depois fazer uma roda de conversa sobre as novas músicas que aprenderam.

Daiane Dark
18/11/10
8º A, B e C
Um sonho possível
Língua Portuguesa
Expor o filme e após debater com os alunos as cenas de racismo predominante no vídeo. Produção textual.
69
Daiane
18/11/10
5º B
Mandela
História
Exibição do filme, leitura das imagens e produção de relatório.

21
João Batista
19/11/10
9º B
Mandela
Artes
Com a emissão do vídeo, abrir um debate onde os valores humanos, as leis e a consciência negra sejam o foco. Com perguntas sobre o filme, fazer com que os alunos se sensibilizem para a questão racial, tão presente na sociedade.
21
Tony
19,22 e 23/11/10
9º A, B e C e 8º C
Xadrez em Cores
Artes
Antes de assistirem ao vídeo, os alunos serão preparados para refletirem sobre o racismo, através de indagações. Após a emissão, fazer uma releitura do filme, sempre querendo saber a justificativa para tais colocações feitas pelos alunos. Procurar fazer um paralelo entre a ficção do filme e a realidade local.
97
Tony

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Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

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