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segunda-feira, 6 de abril de 2009

Campanha da Faternidade

Tema: Fraternidade e Segurança Pública
Lema: A PAZ é fruto da JUSTIÇA


Introdução

A sociedade tem vindo a sofrer significativas transformações. A família, núcleo primordial de educação, tem vindo dissimuladamente a delegar esse papel para a escola, dado que é no contexto educativo que as crianças passam a maior parte do dia. Todavia, nenhuma outra instituição poderá jamais substituir as condições educativas da família. No meio de tudo isto, a verdade é que a violência continua a existir e a registar-se cada vez mais na população jovem. A escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem, e por isso tem vindo a adaptar-se como pode. E é precisamente na escola que as crianças imitem comportamentos que diariamente observam nos meios onde proliferam os maus tratos físicos e psicológicos, onde as privações, a promiscuidade, a baixa escolarização, a pobreza andam de mãos dadas.
Não podemos deixar que as crianças se transformem em futuros inadaptados ou futuros marginais, só porque não tiveram referências positivas na infância e porque as diversas entidades educativas foram “esquecendo” que essas crianças também necessitam de carinho, de afeto, que também são seres humanos como todas as outras crianças.

Justificativa

Preocupada com o crescimento da violência no país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará, em 2009, a Campanha da Fraternidade com o tema "Segurança Pública" e o lema "A paz é fruto da justiça".
A meta é fazer que todos/as se empenhem na construção da justiça social e que a segurança seja garantida para todos/as cidadãos/ãs.
Durante a Campanha, estão previstos encontros paroquiais, palestras e atos públicos. Integrantes da Igreja se reunirão com representantes do Poder Judiciário e de movimentos sociais, policiais, professores/as e sociólogos/as. Serão, ainda, propostas parcerias com o poder público para mapear as áreas mais violentas e ajudar a garantir a paz e segurança.
A violência nas escolas não é um fenômeno novo. Todavia tem vindo a assumir proporções tais que a escola não sabe que medidas tomar para sanar este problema, mas a conscientização é a melhor maneira de diminuir a violência verbal e racial dentro das salas de aula.


Objetivo Geral

Suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.


Objetivos Específicos

  • Buscar e encontrar caminhos de solução para um dos maiores problemas de nosso tempo e de nosso País, isto é, a violência e a falta de segurança.
  • Desenvolver ações que visem à superação das causas e dos fatores de insegurança.
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer a violência na sua realidade pessoal e social, a fim de que possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo sua responsabilidade pessoal que não diz respeito ao problema da violência e à promoção da cultura da paz.
  • Fortalecer a ação educativa e evangelizadora, objetivando a construção da cultura da paz, uma conscientização sobre a negação de direitos como causa da violência e o rompimento com as visões de guerra, as quais erigem a violência como solução para a violência.
  • Desenvolver ações que visem a superação das causas e dos fatores da insegurança.
  • Despertar o agir solidário para com as vítimas da violência.
  • Apoiar como políticas governamentais valorizadoras dos direitos humanos.

Conteúdos

  • Texto Base da CF
  • Textos sobre os diferentes tipos de violência.
  • Vídeos
  • Cartaz da CF
  • Oração e Hino da CF
  • Músicas
  • Pacificadores (estudo da biografia)

Metodologia
  • Língua Portuguesa:
Leitura e interpretação de textos
Produção textual
Letra de músicas

  • Arte e Educação:

Produção de cartazes
Estudo do cartaz tema da CF
Paródias
Teatros
Músicas
  • História:

Biografia dos Pacificadores
Lei Maria da Penha

  • Geografia:

Estudo dos índices de violência nas escolas e na sociedade geral.

  • Educação Religiosa:
Textos reflexivos sobre ética, valores humanos e violências.
Letras e músicas da CF
Oração e Hino da CF

  • Matemática:
Gráficos com os dados dos diferentes tipos de violências.
Estáticas da violência por Estados.

  • Ciências:
Traumas físicos e psicológico causados pelos diferentes tipos de violências.

Avaliação:

A avaliação será feita após a conclusão de cada atividade, nas diferentes áreas de ensino.

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Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

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