Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

Palestra com Assistente Social

Aconteceu!

Palestra da Assistente Social Dariely, sobre as políticas públicas do NASF - Núcleo de Assistência da Saúde da Família. A comunidade escolar tirou dúvidas, pais e maes participaram.

26 de Março de 2008

Câmara de Vereadores


Câmara de Vereadores de Cruz vivencia uma nova visão de democracia


Alunos gremistas, líderes de sala de aula, representantes do Conselho Escolar, Diretora Geral – Vastí Eveline e professora Lidiane Mara (Pretinha) participaram de uma sessão na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira, 27 de Março do ano corrente. O objetivo do Presidente da Câmara, Erlandson Muniz, é tornar alunos e comunidade mais próximos das ações e projetos que esta augusta casa desenvolve.

Informativo MPB - 2008




Ver Primeira Edição

Aniversariantes de Dezembro


13- Cheila

15- Matilde
20- Ana
22- Toni

Aniversariantes de Novembro


08- Mirta Cleibe
25- Socorro Dutra
25- Daniela
27- Patricinha

Aniversariantes de Outubro


02- Clarice
05- Liégina
10- Iracilda
23- Valdirene

Aniversariantes de Setembro

21- Sônia
21- Orlane
23- Lili

Aniversariantes de Agosto

  • 05- Lourdes
  • 14- Socorro Cruz
  • 17- Valdineide
  • 19- Cilene
  • 27- Osvaldinha

Aniversariantes de Julho

01- Batista
24- Kelle
26- Jeane

Aniverariantes de Junho

05 - Zely

Aniversariantes de Maio

20- Regina

24- Rejane

31- Fernanda

31- Milca

31- Odécio

Aniversariantes de Abril

11- Vastí Eveline
12- Lucimar
20 – Socorro Marques

Aniversariantes de Março

07- Socorro Silveira
09- Maria Helena
10- Patrícia Muniz
13- Pretinha
24- José Olavo


Aniversariantes de Fevereiro




Data / Funcionário
  • 03- Irene
  • 12- Cleonice
  • 16- Socorro Nascimento

Aniversariantes de Janeiro

Data / Funcionário


01- Edmundo
12- Aila
13- Vilamar
20- Elizete
21 - Cecília

quarta-feira, 25 de março de 2009

Programa de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério - FEVEREIRO


Relatório Reflexivo - Fevereiro


O material apresentado sobre a formação teórica, a realidade subjetiva e a prática desejada dos professores, aborda em linhas gerais uma reflexão sobre o trabalho do professor nos dias de hoje. É feita uma explanação teórica do que significa epistemologicamente a palavra professor e conclui, pelo menos em tese, que o papel desse profissional mudou ao longo da história. Os tempos mudaram mais a formação para lecionar continua carregada de contradições e descontextualizada na grande maioria dos casos.

Júlio César Furtado dos Santos faz um ensaio escandaloso do que é e como é tratado o professor na sua intimidade como profissional. A imagem que a cada dia fica mais apagada frente as tecnologias e que no entanto nenhuma civilização consegue sobreviver sem ele. Segundo ele o professor é aquele que confessa, abraça uma causa, adota um ideal. De certa forma pode-se afirmar que um professor tem que saber utilizar estes sinônimos, pois a situação atual é que não é só professor aquele que transmite conteúdos e sim aquele que tem uma compreensão filosófica do mundo e do educando. Deve estar ciente do que se aplica em sala de aula e de seus objetivos pedagógicos além de “formar” de certo modo um censo do educando. Sabe-se que nem todos aplicam esses métodos, estão nessa profissão apenas por falta de opção de oferta de emprego e como a maior oferta encontra-se nessa área, a maioria opta por ser professor. Assim existe uma grande massa de profissionais não qualificados, prejudicando às vezes a educação de muitos.

É dito a um tom bem audível que o professor está passando por um processo de transformação, mas há um equívoco nessa afirmação, pois o que há é a necessidade da transformação para que haja acompanhamento das mudanças profundas que a sociedade passa neste novo milênio. No entanto ninguém norteia esse profissional na busca da famosa reciclagem, dando apenas a ele um amontoado de documentos novos com novas competências que, a curto prazo, deverão ser digeridas.

Portanto não podemos julgar apenas a má formação, pois nos últimos anos nos deparamos com a entrada de alunos com muitas dificuldades familiares e na sociedade, antigamente quando um apresentava certa dificuldade ele era convidado a sair da escola e hoje não é mais assim, se ele apresenta inquietação a escola tem que buscar soluções e não se livrar dele.

Júlio César Furtado dos Santos, ainda denuncia, extraordinariamente, o descaso com os estágios tanto em sua fundamentação como na questão espaço-temporal, não tendo nunca como fazer ajustes para melhor resultado. Outra vergonha apresentada por Melo via Júlio César é com relação há “não a clareza sobre quais são os conteúdos que o professor em formação deve aprender, em razão de precisar saber mais do que vai ensinar, e quais os conteúdos de ensino propriamente ditos”. Neste caso fica clara a falta de ligação entre o processo pedagógico ensinado e a abordagem dos conteúdos de ensino. Não é a toa que vemos médicos, contadores, advogados e outros profissionais, lecionando numa boa em escolas regulares.

Quando o autor faz a seguinte citação:


A transição do ensinar, lecionar e recomendar para o confessar, abraçar e adotar requer muito mais que diretrizes, parâmetros e temas transversais instituídos. Requer a reconfiguração do professor, meta que só será atingida através da preocupação séria com a formação desse profissional, incluindo-se aí ênfase na formação do professor quanto pessoa”.


Dessa forma ele vê o professor como se fosse uma máquina reprogramável, um computador, que pode ser reconfigurado a qualquer instante, não lembrando a realidade de está dentro de uma sala de aula onde cada aluno na maioria das vezes apresenta dificuldades psicológicas. Assim pode ser o melhor professor, o mais capacitado, mas se o aluno estiver determinado a não querer aprender não existe educador que consiga realizar sua tarefa. Teorias e mais teorias, obviamente temos que está sabendo, o que acontece é que na prática a realidade é bem diferente.

O estudo foi muito proveitoso, pois através das discussões ficou conhecida diferentes opiniões que de certa forma contribuiu para o crescimento profissional dos educadores e o mais importante, é que foram contestadas algumas opiniões do autor, pois mesmo ele sendo um Mestre em Educação não é necessariamente obrigatório concordarmos com tudo que ele diz.

Música e Arte

Neste último dia 24 de Março, participei das aulas de arte do professor Toni. O convite foi de cunho musical. Falar sobre as propriedades do som e mostra-las usando um instrumento é bem mais palpável, (digo, audível) ao aluno que de fato apenas conceituá-las. São estas: Timbre, Intensidade, Altura e Duração. Pensei em mostrar vários instrumentos quanto ao timbre. Mas o ambiente forneceu, naturalmente, timbres tão maravilhosos quanto quem os criou: pássaros no auditório vieram me ajudar, não bastasse o zum-zum-zum das salas vizinhas... Outra coisa fascinante foi a voz dos colegas, “quem tem voz grave ou aguda”? Perceberam que o grave é menos audível, pois, o agudo tem vibração mais elevada e por isso facilmente ouvimos. Incrível a participação das turmas. Mais esplêndido foi saber que alunos do 6º ano já ouviram ou sabem o que é bossa-nova, usada num exemplo por Hugo Silveira (aluno de música, e dez em todos os seus trabalhos!) ao falar em Intensidade (grau de suavidade) e Duração do som (questão de relógio!). Tocar um acorde e deixar vibrar as cordas sem interrupção até que o som não possa mais ser captado pelos ouvidos foi uma estratégia para a percepção da Duração. Ainda sobre essas propriedades, percebeu-se que o Timbre nos permite saber ‘de onde vem o som? É de uma madeira? É do vento nas folhas das árvores?’ Enfim...

Professora Cleo

Cruz 24 de Março de 2009

quinta-feira, 19 de março de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

Blog do Grêmio Estudantil Manoel Aldahyl Muniz

Olá educandos e demais visitantes!

Estamos divulgando o espaço do

Grêmio

Estudantil Manoel Adahyl Muniz!


Foi criado pelo presidente Nilson Filho e a vice Wine Derly, e com certeza vai ter muita coisa para se ler!

Visitem: http://cebmpb-gremiomanueladahylmuniz.blogspot.com/

Parabéns gremistas, pela iniciativa!

Ednardo

Ednardo José do Nascimento

Leiliane Marta

...

Iago Costa

...

Presta serviços culturais, como quadrilha, noites culturais, e demais eventos.

'Inspiração Internacional' - Agora somos cidade pólo!


Sim! Neste último dia 17, a Diretora Geral - Vastí Eveline, a Coordenadora Pedagógica - Jeane Glei, a professora de música - Cleo e sua auxiliar Maria Helena, bem como muitos alunos de 8º e 9º Ano, puderam conferir de perto mais um digno de aplausos. Falamos do Projeto Inspiração Internacional que nos escolheu para sedia-lo. Muitos representantes do Unicef, como o Rui, estiveram presentes. Alunos foram entrevistados...
.
Todos na abertura entoaram junto com o Coral Fermata o Hino do Município de Cruz. Em seguida, o Batucã - Canema - apresentou-se.
.
As brincadeiras foram muitas: Volei, 'o gato', bambolê... (ufa!) Suamos.
.
A primeira-dama Maria Inês deu sua palavra em agradecimento e nós assinamos embaixo.
.
Confira o que diz o blog do UNICEF em Cruz:

“O Município de Cruz foi contemplado com mais uma ação de Esporte Educacional, depois dos Programas Craque Nota 10, Programa Superação, desta vez, nosso município será cidade pólo do Programa Inspiração Internacional que é um conjunto de ações que busca implementar os objetivos da "Visão de Singapura", criados a partir da conquista do Reino Unido de sediar os Jogos Olímpicos de 2012. Essas ações vão, portanto colaborar para a construção participativa de sistemas esportivos sustentáveis e eficazes e ainda contribuir com milhões de crianças e jovens do município ajudando-as a melhorar e enriquecer suas vidas brincando e se destacando através do esporte (...)
A ambição do programa é transformar, por meio do esporte, a vida de crianças e jovens de escolas e comunidades de países em desenvolvimento. Criar sistemas esportivos fortes, sustentáveis e efetivos nos quais crianças e jovens, em sua maioria, residentes em comunidades menos privilegiadas do mundo possa se desenvolver participando e se destacando no esporte. (...).” LER MAIS


domingo, 15 de março de 2009

Nossa Vitrine

PARA VISITAR NOSSA PÁGINA DE FOTOS:

Uma página criada para voltarmos ao passado, nas boas e/ou más lembranças (esperamos que a conteça a primeira!)

Muitos profissionais que passaram por aqui antes da tecnologia estar mais adiantada não possuem fotos. Mas estamos providenciando alguns registros.

Agradecemos a compreensão.
.

domingo, 8 de março de 2009

Horta Escolar

Projeto Escolar

Problematização:
  • Porque se deve trabalhar o Projeto Horta Escolar, uma vez que o mesmo é permanente?
  • Qual a importância de ter uma Horta Escolar dentro da escola?
  • O que cada aluno precisa fazer para conservar a horta sempre limpa e frutífera?
  • Quais os recursos para trabalhar o projeto?

Justificativa:

Diante da necessidade de ter uma equipe responsável para cuidar da horta escolar, uma vez que a mesma encontra-se quase que totalmente ociosa é que o professor Vilamar Damasceno de Souza está propondo este projeto no objetivo de cultivar junto aos alunos o gosto por uma alimentação de qualidade no preparo das refeições escolares.

.

Objetivos:

  • Despertar o gosto por alimentos saudáveis
  • Criar o hábito de comer legumes, verduras e frutas
  • Levar o aluno a cuidar da horta
  • Desenvolver o companheirismo e o respeito entre os colegas de classe no cuidado com a horta
  • Manter a horta sempre limpa
  • Aprender a como adubar, plantar, regar e participar da colheita

Procedimentos:

1ª etapa: Pegar os nomes dos alunos que queiram participar do projeto

2ª etapa: Marcar um dia em que todos possam estar presentes para um mutirão de limpeza da horta. Obs: trazer material necessário – enxada, peneira, ciscador

3ª etapa: Preparar os canteiros – adubação, pintar os canteiros, colocar placas com os nomes dos alunos responsáveis por cada um deles

4ª etapa: Fazer a plantação. Obs: cada aluno se possível trazer mudas

5ª etapa: Cuidar diariamente da horta. Ex: rega-la, capina-la, etc.

.

etapa:

- Colheita das hortaliça

- Cada canteiro terá 5 (cinco) alunos responsáveis para cuidar dele, sendo a cada dia da semana um aluno.

- Cada aluno deve cuidar diariamente do canteiro até a colheita. Ex: Rega-lo, capina-lo, adubá-lo, etc.

- Cada aluno terá um caderninho onde serão escritos todas as etapas e os avanços de seu canteiro.

- Cada aluno deverá conter as anotações de todas as etapas como:

Preparar o terreno
Adubar
Plantar
Regar
Manter sempre limpo o canteiro
Colher

.

- No final de todas as etapas concluídas os alunos receberão um certificado simbólico de participação ativa no recomeço da horta escolar.

.

Avaliação do Projeto:


Ao final de todas as etapas, concluídos os trabalhos, os alunos farão uma Amostra de seu trabalho (mini-feira) onde colocarão a colheita e também explicarão como procederam durante os trabalhos, ou seja, seus avanços e dificuldades e a direção da escola irá conferir a todos um certificado de participação ativa pela reativação da horta escolar.


terça-feira, 3 de março de 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009

Natal Sem Fome - Resultado da Gincana de 2008

Turno: MANHÃ

Ano - Professora Corrinha
Alimentos – 03 kg
Total de Pontos: 03

Ano B - Professora Kelly
Alimentos – 15 kg Brinquedos – 07
Total de Pontos: 22

2º Ano A - Professora Patrícia
Alimentos – 19 kg
Cartões Natalinos: 04
Desenho: 04
Frase: 03
Total de Pontos: 30

2º Ano - Professora Milca
Alimentos – 21 kg
Cartões Natalinos: 04
Desenho: 03
Frase: 02
Total de Pontos: 30

3º Ano A - Professora Socorro Marques
Alimentos – 25 kg
Brinquedos - 02
Cartões Natalinos: 03
Desenho: 03
Frase: 03
Total de Pontos: 36

3º Ano B - Professora Fernanda
Alimentos – 26 kg
Brinquedos - 03
Cartões Natalinos: 03
Desenho: 03
Frase: 02
Total de Pontos: 37

4º Ano A - Professora Osvaldinha
Alimentos – 16 kg
Brinquedos: 02
Cartões Natalinos: -
Desenho: 02
Frase: -
Total de Pontos: 20

5º Ano A - Professor Vilamar
Alimentos – 60 kg
Brinquedos: 16
Cartões Natalinos: 04
Desenho: 04
Frase: 02
Total de Pontos: 86

5º Ano B - Professora Valdineide
Alimentos – 31 kg
Brinquedos: 14
Cartões Natalinos: 04
Desenho: 04
Frase: 03
Total de Pontos: 56

Turno: TARDE


GRUPO : ESTRELA GUIA
Turmas: 5ºC, 6ºB, 7ºA, 8ºA e 8ºC
Professoras: Vilamar, Clarice, Juliana, Orlane e Daniela.

Alimentos – 341 kg
Brinquedos: 40
Memória: 54 pontos
Cartões Natalinos: 87 pontos
Desenho: 50 pontos
Frase: 15 pontos
Rainha: 57 pontos
Coreografia: 53 pontos

Total de Pontos: 697


GRUPO: ADORAI
Turmas: 4ºB, 6º A, 6ºC, 7ºB e 8ºB
Professoras: Osvaldinha, Pretinha, Mirtacélia, Mirta Cleibe e Socorro Marques.

Alimentos – 310 kg
Brinquedos: 44
Memória: 44 pontos
Cartões Natalinos: 92 pontos
Desenho: 44 pontos
Frase: 16 pontos
Rainha: 56 pontos
Coreografia: 54 pontos

Total de Pontos: 666

Turno: NOITE

GRUPO : NATAL DE AMOR
Turmas
: 9º Ano A e 8º Ano D

Professoras: Patrícia Muniz e Liégina

Alimentos – 211 kg
Brinquedos: 44
Memória: 51 pontos
Cartões Natalinos: 79 pontos
Desenho: 42 pontos
Frase: 15 pontos
Rainha: 50 pontos
Coreografia: 48 pontos

Total de Pontos: 540



GRUPO: DESEJO DE NATAL
Turmas: 9º Ano B e 9º Ano C
Professoras: Rejane e Sheila
Alimentos – 325 kg
Brinquedos: 24
Memória: 47 pontos
Cartões Natalinos: 83 pontos
Desenho: 48 pontos
Frase: 13 pontos
Rainha: 59 pontos
Coreografia: 57 pontos

Total de Pontos: 656

Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

;

OUTRAS LEITURAS

Cruz Selo UNICEF