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sábado, 20 de novembro de 2010

Relatório Semana da Consciência Negra


Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão









Relatório Semana da Consciência Negra









Cruz - Ce
Novembro / 2010

Relatório Semana da Consciência Negra
15 à 19/11/10

Ao entrar em vigor a Lei 10.639/2003, o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas pode impulsionar a discussão de um rico conhecimento sobre a África, sobre a convivência com a diversidade e as manifestações de discriminação dela resultados em milhões de brasileiros (as) de raízes africanas.
Acreditamos que a escola se constitui em espaço de debate e defesa da inclusão social e o combate à exclusão social, étnica e racial para fomentar e subsidiar a luta por políticas públicas mais eficientes contra o racismo. Entendemos, também, que a integração entre todos os seres humanos dar-se-á pela transformação do homem e da mulher no campo da tolerância e da solidariedade.
Kabengele Munanga (2005) afirma que “ não existem leis no mundo que sejam capazes de erradicar as atitudes preconceituosas existentes nas cabeças das pessoas . . . no entanto, cremos que a educação é capaz de oferecer tanto aos jovens como aos adultos a possibilidade de questionar e desconstruir os mitos de superioridade e inferioridade entre grupos humanos que foram introjetados neles pela cultura racista na qual foram socializados”. Nesse contexto, a educação escolar, embora não possa resolver tudo sozinha, ocupa espaço de destaque no combate ao racismo, fruto da ciência europeia a serviço da dominação.
A nossa intenção ao trabalhar a Semana da Consciência Negra é, primeiramente, fazer professores questionarem a própria atuação profissional e postura ética diante da diversidade étnico-cultural no interior da escola onde, também, estarão buscando caminhos e métodos para rever o que ensina e como se ensinam as questões que dizem respeito ao mundo da comunidade negra. Segundo, proporcionar ao aluno uma compreensão da diferença ente pessoas, povos e nações de forma enriquecedora com características próprias e individualizadoras, aprendendo a se ver, a ver o seu entorno (família, amigos e comunidade) de modo objetivo e crítico.
Desse modo, o estudo realizado durante a semana pretende criar um espaço de debate e discussão da cultura Afro-brasileira na possibilidade de vislumbrar uma nova sociedade marcada por homens e mulheres, jovens, crianças ou idosos, que se olhem como irmãos com total dignidade e igualdade.
Segue em anexo o cronograma e as atividades realizadas no decorrer da Semana da Consciência Negra 2010.









Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão

Semana da Consciência Negra

Apresentamos algumas sugestões de atividades para que docentes e discentes possam refletir sobre a situação social dos afrodescendentes na sociedade brasileira contemporânea.
Essas atividades reforçam a necessidade de que a temática das relações étnico-raciais seja trabalhada como conteúdo multidisciplinar não somente no mês de novembro, mas durante todo o ano letivo como prevê a Lei 10.639/03, PCNs e LDB.

Atividades que serão desenvolvidas

    15/11/10 -
      • Roda de conversa enfocando a igualdade entre os homens.
      • Apresentação e leitura da Lei – 10.639/03
      • Pesquisa de biografias (Nelson Mandela, Martin Luter King, Barack Obama e Zumbi dos Palmares).

    16/11/10-
      • Vídeo e/ou Texto: Menina Bonita do laço de fita.
      • Pesquisa para construção de gráficos: “Você é preconceituoso?
    17/11/10-
  • História: “Anjo Negro” (Professora Neusa)
  • Apresentação e socialização das pesquisas de biografias.
    18/11/10-
  • Concursos de desenhos e redação sobre o tema: Somos todos iguais.
  • Filme: Ver sugestões de filme.

    19/11/10-
  • Estudo sobre a origem do dia da Consciência Negra.
  • Estudo do Poema: “Sou negro porque encaro minhas origens.” (Genilvaldo Pereira)

Sugestões de filmes:
Hotel Ruanda
Atlântico Negro
Na rota dos Orixás.
O jardineiro fiel
Quando vale ou é por quilo?
Quilombo
Uma onda no ar
Vista minha pele.
Mandela - Luta pela liberdade.
Pride – Orgulho de uma nação.
O sonho possível
Bonequinha negra
Xadrez em cores

Obs. As atividades serão divididas nos dois turnos de acordo com o nível de cada turma.

CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA MARIA PEREIRA BRANDÃO
VÍDEO EDUCATIVO
Mês: Novembro/2010


DATA
SÉRIE/
TURMA
TÍTULO
DISCIPLINA
ATIVIDADES REALIZADAS
TOTAL DE ALUNOS
PROFESSOR
12/11/10
5º A
Um sonho possível
Língua Portuguesa
Expor o filme e após debater com os alunos as cenas de racismo predominante no vídeo. Produção textual.
21
Vilamar
12/11/10
6º A
Um sonho possível
História
Expor o filme e após debater com os alunos as cenas de racismo predominante no vídeo. Produção textual.
19
Ana Alice
12/11/10
8º A, B e C
Vista a minha pele
Arte
O filme será pausado nas cenas principais para que os alunos possam opinar diante da situação preconceituosa vista. Resolução de atividades escritas.
69
Vilamar
15/11/10
9º A, B e C e 8º C
Racismo é Burrice
História
Exibição do vídeo e em seguida debater com os alunos o tema em questão.
97
Tatiane
16/11/10
1º A
Menina Bonita do Laço de Fita
Arte
Assistir ao filme, depois fazer uma reflexão sobre as diferenças e o respeito pelos outros na sociedade em que vivemos. Pedir que os alunos desenhem a parte do filme que mais gostaram.
17
Rosângela
16/11/10
2º A e B
Menina Bonita do Laço de Fita
Língua Portuguesa
Após a exposição do filme, comentar com os alunos as partes principais do vídeo, destacando o respeito pelas pessoas.

30
Milca e Daniela
16 e 19/11/10
7º A, B e C
Um sonho possível
Língua Portuguesa
Expor o filme e após debater com os alunos as cenas de racismo predominante no vídeo. Produção textual.
65
Lidiane
17/11/10
Infantil V
A galinha pintadinha 2
Linguagem Oral
Expor o vídeo para as crianças, e cantar juntamente com elas. Depois fazer uma roda de conversa sobre as novas músicas que aprenderam.

Daiane Dark
18/11/10
8º A, B e C
Um sonho possível
Língua Portuguesa
Expor o filme e após debater com os alunos as cenas de racismo predominante no vídeo. Produção textual.
69
Daiane
18/11/10
5º B
Mandela
História
Exibição do filme, leitura das imagens e produção de relatório.

21
João Batista
19/11/10
9º B
Mandela
Artes
Com a emissão do vídeo, abrir um debate onde os valores humanos, as leis e a consciência negra sejam o foco. Com perguntas sobre o filme, fazer com que os alunos se sensibilizem para a questão racial, tão presente na sociedade.
21
Tony
19,22 e 23/11/10
9º A, B e C e 8º C
Xadrez em Cores
Artes
Antes de assistirem ao vídeo, os alunos serão preparados para refletirem sobre o racismo, através de indagações. Após a emissão, fazer uma releitura do filme, sempre querendo saber a justificativa para tais colocações feitas pelos alunos. Procurar fazer um paralelo entre a ficção do filme e a realidade local.
97
Tony

sábado, 13 de novembro de 2010

Dia do Diretor








DIA DO DIRETOR

Hoje é dia do Diretor (a) de escola,
hoje é o seu dia e é
através dessa mensagem,
que queremos lhe agradecer.
Quero que saiba que sua
ajuda foi de grande valia.

E quero que saiba que pessoa
tão especial como você
está sempre pronta para
fortalecer o aprendizado, a cultura.

Nós procuramos olhar
dentro dos corações das pessoas,
porque sabemos que é de lá
que extraímos o que temos de melhor.
Obrigado por sua atenção
e pelo carinho dedicado.

Tudo o que fazemos pensando
em ajudar ao próximo,
pela própria lei da natureza,
nos é devolvido em dobro.

Só entendemos direito
o milagre da vida
quando deixamos que
o inesperado aconteça.

Que o Universo te cubra de bênçãos
e seja sempre muito feliz. Muito obrigado!
Parabéns pelo seu dia!!

autor desconhecido

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alunos 5º Ano A
Turno Manhã
Professor Vilamar Damasceno
Matéria Arte.
A aula foi executada no dia 29 de outubro, numa sexta-feira. Os alunos foram divididos em grupos, homens contra mulheres, sugestão feita por eles e aprovada pelo professor. Os meninos trouxeram uma apresentação com o tema: "O mundo do circo", onde os mesmos apresentaram um espetáculo maravilhoso. As meninas dividiram sua apresentação em duas partes. Primeiro foi uma dança e teatro com desenhos feitos por ela, sobre a história de chapeuzinho vermelho. Na segunda parte elas apresentaram uma história sobre animais de estimação, também foi uma peça teatral criada pelo grupo das mulheres.
Enfim foi um show um verdadeiro espetáculo.

Veja as fotos abaixo.

Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

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